Páginas

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

DOIS POEMAS DE FERNANDO PESSOA

COMO É POR DENTRO OUTRA PESSOA

Como é por dentro outra pessoa
Quem é que o saberá sonhar?
A alma de outrem é outro universo
Como que não há comunicação possível,
Com que não há verdadeiro entendimento.

Nada sabemos da alma
Senão da nossa;
As dos outros são olhares,
São gestos, são palavras,
Com a suposição de qualquer semelhança
No fundo.
                             
                                 Fernando Pessoa
////

COMO NUVENS PELO CÉU

Como nuvens pelo céu
Passam por mim.
Nenhum dos sonhos é meu
Embora eu os sonhe assim.

São coisas no alto que são
Enquanto a vista as conhece,
Depois são sombras que vão
Pelo campo que arrefece.

Símbolos? Sonhos? Quem torna
Meu coração ao que foi?
Que dor de mim me transforma?
Que coisa inútil me dói?

                                    Fernando Pessoa
     ////////

Meu comentário => Nesse plano de existência, marcado por contradições - Céu e Inferno...
A ignorância sobre o sentido de Humanidade em nossas Vidas - pelo desprezo
a Educação e a Cultura refletida pelo "nível" daquilo que é veiculado a população pelos meios
tradicionais de comunicação; convive com O legado da Arte expressando aquilo que é Atemporal
- que decididamente não pode ser dissimulado pelos "interesses premeditados" de um mercado direcionado
basicamente para os conceitos de compra e venda.

Nenhum comentário: