Páginas

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

ALEGORIA TAOÍSTA

Alegoria Taoísta => Lieh Tzu
(Trecho extraído do livro Taoísmo O Caminho do Místico -  J.C. Cooper)

//“Um pobre ancião, morava com seu filho numa fortaleza em ruínas, no alto da colina”.
Um dia, o cavalo dele fugiu; não tardou para que seus vizinhos viessem se solidarizar com ele pela perda. “O que os faz pensar que isto é azar?”, perguntou o ancião. Pouco tempo depois, o cavalo retornou acompanhado por diversos cavalos selvagens. Desta vez seus vizinhos vieram congratular o ancião pela sua boa sorte. “O que os faz pensar que isto significa boa sorte?”, perguntou. Possuindo agora um certo número de cavalos, seu filho passou a cavalgar, e, como resultado, quebrou a perna. Uma vez mais a vizinhança se uniu para expressar sua solidariedade e uma vez mais o velho homem quis saber como eles podiam ter certeza de que aquilo era azar. Pois no ano seguinte irrompeu a guerra e, porque mancava, seu filho foi dispensado de lutar...”

A maioria dos males são causados pelos homens e poderiam ser sanados por eles: outros problemas, vistos como naturais, podem ser interpretados erroneamente, se considerados apenas do ponto de vista da aparência exterior. No momento em que os homens compreendem sua real natureza, eles se tornam verdadeiramente “naturais”. //


=> Meu comentário:

Existe sem dúvida, uma grande distância entre qualquer que seja a filosofia abordada em textos, e a realidade subjetiva de cada caminho...

Entretanto, nessa altura de vida, após grande imersão em um tipo de dimensão diferenciada daquela predominante socialmente, percebo que estou como que “conectado” a essência de conceitos Taoístas; assim sendo, busco deixar um legado além dos conceitos da dualidade...

Talvez o sentimento mais difícil ao longo dessa etapa, seja a aceitação aos fatos ao meu redor, sem perder a convicção da Unidade aos meus valores...

Esse também seria um atributo denominado no Taoísmo como Wu wei => Ação na Inação.

Assim sendo, continuo buscando melhorar como pessoa e da mesma forma trabalhando constantemente com afinco, nas atividades que considero serem o meu Ideal neste plano...

Tenho consciência da importância daqueles que estão ou estiveram ao meu lado; particularmente os alunos que compartilham comigo parte dessa experiência ...
     

                

Nenhum comentário: